Quem somos

Quem Somos

Somos uma associação trabalhista que reúne profissionais da assistência e operação de câmera atuantes no mercado audiovisual do estado de São Paulo. 

Há quase 20 anos, mesmo tendo uma Convenção Coletiva de Trabalho vigente, trabalhadores do audiovisual viviam práticas como carga horária abusiva, não pagamento das horas extras trabalhadas e falta de reajuste salarial. Em 1999, no intuito não só de relatar e debater tais práticas, mas também pensar em alternativas que lhes dessem condições mais dignas e seguras para o exercício de sua profissão, um grupo de assistentes de câmera começou a se reunir no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual e dessas reuniões surgiu a idéia de fazer uma associação.

Após várias conversas e até a discordância de algumas produtoras, em 13 de março de 2001 é oficializado o primeiro estatuto da Acasp, tendo na união dos trabalhadores a principal ferramenta de defesa de um ideal coletivo.

Atualmente contamos com 69 pessoas associadas ativas, divididas nas seguintes funções: Operação de Câmera, 1ª Assistência de Câmera, 2ª Assistência de Câmera, Operação de Vídeo Assist, GMA (Gerenciamento de Mídia Audiovisual) e TID (Técnico/a de Imagem Digital) que seguem as orientações trabalhistas da Convenção Coletiva de Trabalho vigente e os termos de condições de trabalho para obras publicitárias e obras de ficção, elaborados pela ACASP.

Da criação do Estatuto até hoje, entre erros e acertos, passamos por muitas mudanças no mercado como da película para o digital e mais recente chegada de canais de conteúdo via streaming. Além disso, mesmo com o surgimento de outras 14 associações filiadas ao SINDCINE, como nós, são constantes as ameaças as conquistas coletivas e a oferta de trabalhos com condições que estimulam a precarização. Por isso, continuamos unidas e unidos por condições de trabalho justas e pela preocupação com o comprometimento profissional e qualidade técnica.

Entretanto, percebemos que a atenção apenas em questões trabalhistas distanciou a ACASP dos associades e de reflexões importantes gerando o questionamento “Qual o sentido da ACASP?”.

Com isso, o conselho administrativo vigente 2019/ 2021, sugeriu a criação de grupos de trabalho para discutir temas diversos, renovar o cuidado pela Associação, propor atividades e tentar provocar o interesse e a participação da ACASP em assuntos além do conhecimento técnico.

Este site é fruto desses grupos de trabalho. Ele foi feito pelos associades para todes. no intuito de dividir informação e caminhar para a construção de uma associação cada vez mais aberta.  Esperamos que vocês usem e participem dele.

Para esclarecimentos, dúvidas e sugestões, entre em contato conosco.

Seguimos.

Colaborações Cinematográficas