Ciclo de ótica cinematográfica ACASP e Bucareste

Publicado por Acasp em

por Diego Garc

A ACASP em parceria com a Bucareste Ateliê de Cinema realizaram ao longo do mês de Junho de 2020 um ciclo sobre ótica cinematográfica. Foram seis mesas compostas por representantes de empresas de diversos segmentos dentro da fabricação ótica além de assistentes, operadoras de câmera e profissionais da direção de fotografia falando sobre aspectos da ótica como: anamórfico, lentes vintage, rehousing, flare, filtros, etc.

Esta iniciativa teve como objetivo promover um espaço aberto para discussão e encontro unindo aspectos técnicos e tecnológicos mas também conectando os mesmos com a prática no dia-a-dia do set e às questões altamente subjetivas que permeiam a pesquisa e decisões inerentes ao trabalho em cinematografia.

As mesas aconteceram ao vivo, com participação do público, entre dias 15 e 30 de Junho de 2020. Com intuito de ampliar o acesso a estes conteúdos de forma aberta e inclusiva, deixamos aqui disponíveis ao público. Esperamos que gostem e aproveitem!

Mesa 1: Lentes vintage e rehousing

Mediadora: Bruna Moraes (ACASP)

Convidados: Alex Nelson (Zerø Optik), Pierre Kerchove (diretor de fotografia) e Gabriel Bemergui (fotógrafo e empresário)

Idioma: inglês

Mesa 2: Filtros

Mediador: Diego Ribeiro (ACASP)

Convidades: Ron Engvaldsen (Schneider Optics) e Thaïs Castrali (diretora de fotografia)

Idioma: inglês

Mesa 3: Lentes Anamórficas

Mediadora: Giovanna Giordano (ACASP)

Convidados: Eric Johnston (Cooke Optics) e Jacob Solitrenick, ABC (diretor de fotografia)

Idioma: inglês

Mesa 4: Full Frame e Flare

Mediador: Marco “Chile” Contreras (ACASP)

Convidades: Alejandro Alcocer (Zeiss) e Fernanda Tanaka (diretora de fotografia)

Idioma: espanhol / português

Mesa 5: Uma história dos formatos

Mediadora: Aline Ballestero (DAFB)

Convidados: Larry Thorpe (Canon) e Marcelo Trotta, ABC (diretor de fotografia)

Idioma: inglês

Mesa 6: Zooms Angenieux e Optimo Primes

Mediadora: Bianca Halpern (DAFB)

Convidados: Jean-Marc Bouchut (Angenieux), Randy Wedick (Band Pro), Helcio “Alemão” Nagamine, ABC (diretor de fotografia) e Mike Gomes (diretor de fotografia)

Idioma: inglês

Angenieux EZ & Optimo Prime Series, com Jean-Marc Bouchut e Randy Wedick.

Moderação por Bianca Halpern (diretora de fotografia e fundadora da Becine) e participação de Hélcio Alemão Nagamine, ABC (diretor de fotografia) e Mike Gomes (diretor de fotografia). O gerente de produtos para a linha de cinema da Angenieux, Jean-Marc Bouchut, e o consultor técnico sênior Randy Wedick, ambos da Band Pro, discutirão as séries de lentes Angenieux EZ e Angenieux Optimo Prime. A série Angenieux EZ apresenta duas lentes zooms leves e compactas. Graças ao inovador design modular ambas as lentes permitem a troca do grupo traseiro variando entre os formatos S35 e FF/Vista Vision, garantindo um campo de visão e abertura otimizados. As lentes podem ser equipadas com uma unidade de “servo” para produções broadcast. A Angenieux Optimo Prime é um set de 12 lentes fixas, que vai de 18mm até 200mm, cobrindo o Full Frame / Vista Vision. São lentes leves e compactas, com abertura de T/1.8. As lentes possuem avançados recursos, como íris intercambiáveis e elementos internos que permitem a customização do look da imagem, aumentando as possibilidades criativas.

Posted by Bucareste Ateliê de Cinema on Tuesday, June 30, 2020
Categorias: Educacional